segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Relatórios sobre mapas temáticos

 

1. Introdução

1.1 Conceito de mapas temáticos e impressão pessoal.

Este trabalho tem como objetivo principal conceituar basicamente mapas temáticos e analisar as interferências entre os mapas temáticos da rua cidália Menezes, no bairro Doron em Salvador na Bahia.

Mapa Temático é a representação de informações sob uma perspectiva geográfica, transformando o Espaço-Território em elemento de análise espacial de dados,utilizando como ferramentas para tais pesquisas fotos e imagens de vários ângulos, links e programas retirados e utilizados na internet, tudo pare que as informações se torne mais claras  e acessíveis  e assim possa-se obter resultados plausíveis no seu entendimento. Os mapas temáticos podem ser utilizados de diversas maneiras: informações  gerais,comparações, cruzamentos de dados de determinados espaços, tudo depende do objetivo e base de dados da pesquisa.

Para a construção deste trabalho, foram utilizadas imagens aéreas, oito mapas com os seguintes temas: Uso do solo; Usos vitais noturnos; Usos vitais diurnos; Iluminação pública; tipologia das fachadas; Percepção de conforto e segurança diurnos, percepção de conforto e seguranças noturnos calçadas, opiniões publicas (moradores do bairro  forneceram suas opiniões  sobre todos os temas da pesquisa) e através do cruzamentos dessas informações,obteve-se conclusões especificas sobre cada mapa e criado um relatório contendo todas essas informações.

Aqui esta uma breve descrição pessoal sobre a impressão do bairro Doron que serve e serviu como base e inicio de minha pesquisa:

O bairro Doron, encontra-se em fase de desenvolvimento geográfico, onde esta sendo induzido ao crescimento graças a inúmeras construções de condomínios particulares próximos a  sua localização.   

O bairro e formado por prédios e casas, vistos como construções antigas(a maioria dos prédios e casas já sofreram algum tipo de reparo,desde a pintura a parte estrutural), ruas longas e estreitas,com pouca sinalização,com a predominância do fluxo de transportes públicos, grande quantidade de comercio e, apesar do desenvolvimento o bairro vem sofrendo com a falta de segurança e manutenção das vias e iluminação.

Com  o cruzamento destas informações, foi possível detectar problemas e soluções para o bairro e assim dando inicio e fim a esta pesquisa.

 

2. Temas dos mapas

1.1.1. Mapa de Uso do solo:

Esse mapa tem por objetivo caracterizar quais são as funções destinadas em cada canto da área analisada.

 

2.1.1. Mapa de Uso Diurno:

Neste mapa encontra-se representado quais as atividades vitais que acontecem durante o dia no bairro/ rua apresentado.

 

3.1.1. Mapa de Uso Noturno:

Neste mapa esta representada as atividades que estão em funcionamento à noite no bairro/ rua analisado.

 

4.1.1. Mapa de iluminação Pública:

Este mapa busca representar o estado da iluminação publica no bairro/rua representado.

 

5.1.1. Mapa de calçadas:

Demonstra como esta o estado atual das calçadas no bairro/rua analisado, assim como constatar qual a tipologia das mesmas e seu impacto na vida dos moradores locais.

 

6.1.1. Mapa de Tipologia das calçadas:

Busca detectar qual a tipologia de fachada predominante na região analisada e seu impacto na vida dos moradores locais.

 

7.1.1. Mapa de percepção própria de conforto e segurança diurnos e mapa de percepção própria de conforto e segurança noturnos:

Percepção do autor do relatório sobre a área analisada em relação a segurança e conforto durante o dia e a noite.

 

3. Analise cruzada

2.1 A analise cruzada tem o objetivo de apresentar resultados referentes a cruzamentos de informações dos mapas temáticos.

3.1. Uso diurno x Percepção de Segurança Diurna:

 Percebe-se que a grande quantidade          de comércios e grande fluxo de pessoas e transportes tanto públicos como particulares pela manha dar uma maior sensação de segurança.

 

4.1. Uso noturno x percepção de segurança noturna:

Percebe-se que durante a noite há uma grande redução de fluxo de pessoas e dos transportes (particulares e públicos), com isso as ruas ficam mais vazias passando a ter um aspecto sombrio e causando medo e insegurança para quem transita pelas ruas pela noite.

 

 

 

 

4.2. Percepção própria de conforto e segurança noturnos X iluminação pública:

Percebe-se que há lugares que tornam-se muito perigosos a noite pelo uso incorreto da iluminação: Em certos lugares só à existência de iluminação para os veículos,tornando desconfortável a possibilidade de um pedestre transitar.

 

4.2. Uso Noturno x Tipologia das fachadas x Percepção de Segurança Noturno:

A maioria das fachadas do bairro são abertas, transparecendo assim um conforto maior para os pedestre que transita pela noite pois fica uma sensação  de que a rua esta sempre sendo observada pelos moradores.

Maioria das fachadas com portas em aço, com janelas gradeadas e com muros baixos.

 

4.3. Percepção própria de conforto e segurança diurnos X usos vitais diurnos:

Considero parcialmente confortável e seguro ao transitar pelo bairro, percebo que o fato dos prédios serem muitos próximos uns aos outros e uma grande quantidade de comercio próximos as ruas dar uma sensação maior de segurança aos pedestres e aos veículos.

 

4.4. Uso Noturno x Calçadas:

Principalmente aos finais de semana, as calçadas passam a noite a ser um local muito disputado pelos pedestres, veículos (muitos veículos são facilmente encontrados estacionados sobre as calcadas) e comerciantes e como consequência desta disputa ocasiona na destruição das calçadas.

 

4.5. Calçadas x Iluminação Pública:

Calçadas com estado de conservação ruim, traz consigo um desconforto aos pedestre ao transitar, este estado ruim de conservação combinado a má iluminação referente a uma calçada, alem de desconforto origina também um grande risco de assaltos e acidentes ao pedestre.

 

 

4.6. Calçadas x Percepção de conforto:

A percepção de conforto e segurança tanto diurna quanto noturna esta ligada a alguns fatores como iluminação, conservação e larguras das calçadas. A maioria dos habitantes do bairro já conhecem os tipos de fachadas existentes no bairro e sabem quais estão em bons e ruins estados de conservação e com isso procura utilizar de melhor forma as calçadas

 

4. Considerações finais

 

Após analisar separadamente cada mapa e logo em seguida cruzar suas informações, concluir que apesar de que para cada tema obtenha-se um mapa com suas informações próprias,  essas informações tornam-se irrelevantes a qualquer resultados não específicos, pois para obter um resultado,uma conclusão geral do trabalho, foi necessário uma interseção das informações dos mapas temáticos, para que assim pudesse progredir em minha pesquisa.

Após o cruzamento das informações obtive resultados onde possibilitou a analisar cada situação e gerar soluções para cada tipo de problema.

De um modo geral, os resultados mostraram que as partes mais elevadas do bairro, é a parte que transmite mais segurança pois é onde se encontra uma melhor iluminação por conta de uma praça(a única do bairro) que encontra-se sempre fluxo de pessoas e a parte superior do bairro também tem o maior números de prédios e casas e com isso torna-se obvio a maior quantidade de fluxo de veículos.

A parte menos elevada do bairro torna-se menos confortável e seguro pois  tem um numero menor de prédios e residências, possui alguns pontos onde só há ruas isoladas onde essas ruas até então são pouco iluminadas, causando não só desconforto mas como muito medo nos pedestres ao caminhar por esses trechos que por muitas vezes tornam-se obrigatórios para alguns pedestres.

Calcadas sem manutenção é um grande problema também pois obriga aos pedestres a caminharem pelo meio da rua com risco de acidentes e as calcadas em bons estados a maioria estão tomadas por vegetações, são poucas as calcadas em perfeito estados.

A maioria das fachadas, são abertas com portas de aço,  janelas gradeadas e voltadas para a rua onde causa uma sensação de quem passa esta sempre sendo observado, para muitos este fato causa um conforto maior em relação a segurança, para outros não faz muito a diferença.

Acredito que a melhor e mais rápida solução para o bairro do Doron é a manutenção pois percebe-se que aparentemente o bairro e muito bem planejado porem nem tudo desse planejamento funciona por conta da falta de manutenção.

Tudo indica que se todos os postes funcionassem perfeitamente seria quase que metade do problema de segurança resolvido pois o bairro sempre estaria claro e sem pontos específicos utilizados por ladrões e com isso causaria um conforto maior na população. E se todas as calçadas tivessem em perfeitos estado evitaria muitos acidentes entre veículos e temos que contar também com a cooperação dos moradores de se conscientizarem e preservar o bem publico que inevitavelmente em alguns casos tornam-se bens particulares.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário